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Projeto do Primeiro Ônibus Brasileiro Movido a Etanol
24/10/2007

Maior fabricante nacional de ônibus, a Marcopolo é uma das empresas participantes do projeto BEST – BioEthanol for Sustainable Transport - e responsável pelo desenvolvimento da carroceria do primeiro ônibus brasileiro movido a etanol. Com chassi Scania L94, o Viale – modelo urbano de padrão diferenciado – foi o escolhido para o período de testes, que serão realizados em São Paulo, no corredor Jabaquara-São Matheus, que liga a zona sul à zona leste da cidade.
O ônibus do projeto BEST tem como principal diferencial a adoção do motor Scania DSI9 E01 com 270 cv de potência e torque de 1.200 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm, que funciona com etanol hidratado e 5% de aditivo. O grande benefício com o uso desse combustível para o meio ambiente e para os cidadãos é a eliminação das emissões líquidas de CO2. O ônibus também é equipado com transmissão ZF Ecomat 6HP, de seis marchas.
Viale, um dos modelos mais modernos
Especialmente desenvolvido para o projeto BEST, o Viale foi construído para também oferecer mais conforto e atender às características dos passageiros portadores de necessidades especiais ou com dificuldade de locomoção. Do tipo Low Entry (piso baixo), possui rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e espaço exclusivo para cadeirantes, com cinto de segurança e botão para solicitar a parada do veículo. Com 12 metros de comprimento, tem capacidade para transportar 31 pessoas e também foi equipado com sistema de ar-condicionado e poltronas do tipo urbana com encosto.
Externamente, o Viale destaca-se por seu visual diferenciado, seguindo tendências mundiais de design, com linhas e formas arredondadas. O modelo é versátil e tem baixo custo operacional, ideal para o transporte de passageiros em centros urbanos. O ônibus movido a etanol foi fabricado com três portas de acesso, instaladas no lado direito, com 1.100 mm de largura.
O programa BEST é uma ação da prefeitura de Estocolmo, Suécia, e tem o apoio da União Européia para divulgar a viabilidade do etanol como combustível alternativo para o transporte coletivo. Além de São Paulo, outras nove cidades do mundo, entre elas Londres, Madri, Munique e Dublin, participam do BEST.
No Brasil o programa será coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa - Cenbio, órgão ligado à Universidade de São Paulo (USP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Tradição na produção de ônibus que utilizam combustíveis alternativos
A Marcopolo participa ativamente, desde 2003, no desenvolvimento de ônibus para a utilização de combustíveis alternativos. Naquele ano, a Marcopolo desenvolveu o Viale Híbrido, utilizado em Porto Alegre. Desenvolvido em parceria com a Eletra, é cerca de 60% menos poluente que um ônibus convencional e permite economia de combustível de até 40%. Esse desempenho é possível graças à tecnologia aplicada no conceito híbrido, em que o motor diesel alimenta um conjunto de baterias.
Em 2006, a empresa participou da produção da carroceria para o projeto do primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, que utiliza pilhas de hidrogênio para alimentar um motor elétrico e que será utilizado em 2008 na cidade de São Paulo.
O ônibus recebeu chassi fabricado pela Tuttotrasporti e carroceria urbana Viale. Com 12,6 metros, o chassi é modelo Low Floor (piso baixo), para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais. 
    

 

 
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